Regulamento

Regras Básicas

Criar e submeter um rascunho jogável de um jogo analógico (não-eletrônico) entre os dias 17 e 26 de Maio, inspirados pelos tema e ingredientes listados a seguir. Tradicionalmente, a maioria dos jogos do Game Chef foram RPGs de mesa ou live-action (LARPs), porém a divisão entre jogos analógicos (jogos de tabuleiro, cartas, RPGs, LARPs) é constantemente quebrada e re-analisada por designers inovadores como você. Sinta-se livre para quebrar as fronteiras do que é considerado um jogo de interpretação de papéis, um jogo analógico, ou mesmo um jogo.

É possível participar em equipes ou times, desde que cada membro possua apenas um jogo em seu nome, em qualquer um dos idiomas participantes. Em outras palavras, caso decida enviar seu jogo para o Game Chef americano, não poderá participar do Game Chef Brasil. Em todos os casos, poderá participar com uma única inscrição, individual ou em equipes.

Cada participante irá avaliar quatro jogos de outros competidores, e esse processo de avaliação dos companheiros determinará os finalistas. Um vencedor será declarado para cada idioma do Game Chef, embora a vitória real, pra início de conversa, seja finalizar um jogo.

Esse ano, o Game Chef também acontece aqui: Game Chef USAGame Chef UKGame Chef FrançaGame Chef Itália e Game Chef Russia.

O Tema de 2013

O tema desse ano será revelado no dia 17 de Maio. Basta voltar aqui para vê-lo!

Permita que o tema inspire e molde seu jogo à medida que trabalha nele. Sinta-se livre para interpretar o tema da maneira como quiser e para ter uma interpretação diferente dos outros competidores.

Quando criar para o Game Chef não é necessário um produto muito lapidado. Ao invés disso, busque focar na criação de algo acessível e interessante, cheio de ideias excelentes. Talvez você queira trabalhar mais no seu jogo após o término do Game Chef. Talvez seja melhor pegar as melhores ideias e fazer algo novo com elas. Possivelmente, você apenas irá se parabenizar por terminar um jogo e utilizar os elogios como combustível para manter-se trabalhando em outros projetos. Todos esses são excelentes resultados!

Os Ingredientes de 2013

Os quatro ingredientes desse ano serão revelados no dia 17 de Maio. Basta voltar aqui para vê-los!

Incorpore 2-3 ingredientes no seu design. Tente fazê-lo da maneira mais central possível, como parte da premissa, das regras, ou da maneira que lhe fizer mais sentido. Uma menção breve é possível, se for tudo o que você conseguir utilizar, porém sugere-se utilizá-los da maneira mais forte possível. Assim como o tema, você tem liberdade para interpretar os ingredientes da maneira que preferir. Não precisa utilizar a interpretação mais literal que primeiro vem à mente.

Por exemplo, os ingredientes de 2004 foram (gelo, ilha, crepúsculo, ataque) e inspiraram jogos como The Mountain Witch (A Bruxa da Montanha), sobre escalar o gelado Monte Fuji para atacar a fortaleza da Bruxa, The Dance and the Dawn (A Dança e o Crepúsculo), sobre tentar encontrar o seu verdadeiro amor em uma reunião social em uma ilha, com a esperança de que – quando o crepúsculo chegar – não seja você com o coração de gelo, e Polaris, no qual elfos do ártico brigam entre si e ataques demoníacos, o crepúsculo chegando pela primeira vez em centenas de anos.

O Formato dos Jogos

Existem algumas diretrizes sobre o formato dos jogos, e cada uma delas existe para garantir a acessibilidade ao seu jogo (especialmente aos companheiros que serão sorteados para avaliar o seu jogo).

O corpo do seu texto deve ter 4000 palavras ou menos: Isso garante que ler e revisar o seu jogo é uma tarefa factível para aqueles que forem designados. As pessoas são ocupadas e manter sua contagem de palavras abaixo de 4000 garante que você receba o retorno que seu trabalho duro merece. Material adicional (incluindo mapas, diagramas, fichas, etc) podem exceder esse limite.

O corpo do seu texto deve ser enviado em um format acessível: Faça um esforço para garantir acessibilidade para aqueles que são deficientes visuais (e utilizam um programa de leitura), auditivos, baixa acuidade visual ou daltônicos. A maneira mais fácil de fazê-lo é enviar o seu jogo em um dos seguintes formatos: texto simples, PDF marcado (tagged) e com preflight, ou documento do Word. Evite usar um fundo bagunçado ou de baixo contraste.

Se você desejar enviar o seu jogo como arquivo de vídeo ou de áudio, faça legendas e transcrições. Formatos extravagantes para o seu envio não são problemáticos, mas a responsabilidade é sua de que permaneça acessível para os leitores.

O jogo deve ser acessível por um link de download único, sem requerer uso de programas não-abertos: Para enviar o seu jogo você deve enviar um único link para baixá-lo (ou no youtube, etc, etc). Se forem múltiplos arquivos, coloque em uma pasta zippada. Certifique-se que nenhum programa pago seja necessário para acessar o seu projeto.

Regra sobre Trabalhos Anteriores

Você poderá se inspirar em conceitos pensados ou trabalhados anteriores ao concurso, porém todo material enviado deve ser novo, não material já existente. Plágio, ou auto-plágio, implicará desclassificação.

Regra sobre Propriedade Intelectual

A responsabilidade cai inteiramente sobre o designer de lidar com todas as questões de direitos. A inclusão de trechos de domínio público ou material aberto (open source) não é problema, desde que citada. Inspirar-se em outros jogos, igualmente, mas certifique-se de dar os créditos e de colocar com suas próprias palavras.

Discussões de Design

Você pode começar um tópico no fórum para falar do progresso do seu jogo. Isso não é obrigatório – você pode escolher falar sobre o seu jogo em outro lugar, ou mantê-lo em sigilo até o envio. Muitos participantes do Game Chef, entretanto, gostam de debater e compartilhar críticas e comentários e os fóruns existem precisamente para isso.

Por favor, mantenha a discussão de cada jogo em um único tópico, ao invés de lotar com múltiplos tópicos sobre os mesmos conceitos. Dessa forma, facilita para todos buscarem as postagens mais recentes. Tópicos para discussões gerais, questões abertas, piadinhas uns com os outros, claro, são bem-vindos.

Enviando o Jogo

O envio deve ser feito até a meia-noite (horário de Brasília) do dia 26 de Maio. Para enviar, vá até o tópico de envio e deixe seu nome, e-mail e o link para o jogo. Você precisa, é claro, dar upload no arquivo antes de enviá-lo. Algumas sugestões são Dropbox, biblioteca de mídia de um blog do WordPress, etc. Avise-me se precisar de ajuda nessa parte.

Avaliação Inicial

Uma vez enviados todos os jogos, cada participante receberá 4 jogos para avaliar. O prazo para as avaliações será até o dia 05 de Junho, quando você recomendará um dos 4 jogos para a rodada seguinte. Sua recomendação pode ser feita em qualquer critério que julgar mais importante. Você pode considerar o que cada jogo alcançou em termos de inovação, clareza, uso dos ingredientes ou jogabilidade. Não é preciso explicar ou justificar a sua decisão – apenas escolha um e recomende-o entre os quatro.

Como parte da avaliação, pedimos que você escreva uma pequena crítica (construtiva) para enviar ao autor do jogo. Como o Game Chef é uma competição curta, inevitavelmente haverá projetos incompletos, você não precisa focar em minúcias de linguagem. Ao invés disso, compartilhe o que mais lhe agradou, confundiu, ideias para melhorar ou desenvolver, decisões a serem repensadas. Você poderá enviar a resenha para o email do autor ou comentar no tópico pertinente ao seu jogo ou qualquer outro lugar. Busque ser encorajador e cordial.

Escolhendo o Vencedor

Os jogos que receberem mais indicações serão avaliados por Joe Mcdaldno (e possivelmente um segundo juiz, a ser determinado). O vencedor será escolhido entre os finalistas e declarado campeão do Game Chef. Prêmios adicionais poderão ser criados pela sombria cabala de participantes passados dos Game Chef.

Vencer o Game Chef é um troço engraçado. É uma grande honra, só que o verdadeiro foco da competição é fazer as pessoas botarem a mão na massa para atividades criativas. Escolhemos um vencedor para dar esse ânimo extra e forçar competidores a fazerem o seu melhor, embora reconheçamos que a verdadeira vitória é reunir a comunidade e produzir material novo.

O vencedor de cada idioma será traduzido para uma língua em comum (no caso, o inglês) para ser julgada pela cabala internacional. Um jogo dentre os finalistas do Game Chef original, Game Chef Itália, Game Chef França, Game Chef Rússia e Game Chef Brasil será coroado o grande campeão internacional!

Comentários

Os comentários a seguir são para dúvidas sobre as regas, os quais responderemos com prazer. Se desejar compartilhar a sua empolgação sobre o concurso, por favor, faça no seu blog/fórum/twitter/página favorita.


3 respostas para “Regulamento

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: